Já iniciaram as residências artísticas na Escola de Macieira do projeto Era já ali e já era outra coisa.
Era já ali e já era outra coisa propõe uma pequena rotação. É um projeto de Daniel Moreira e Rita Castro Neves que se apresenta como um ciclo de coisas ou acontecimentos entre o Porto e uma certa serra beirã de nome São Macário. A propósito do território português de alta montanha, e logo das suas ameaças, o projeto desafia ao encontro artistas visuais e artistas da área da performance, para falar das desequilibradas relações humanas com a natureza, de questões de biopolítica e pensamento ecológico, de possibilidades outras de representação do meio rural, de pequenas tentativas de resgate e conexão, podendo o processo criativo ancorar-se em práticas tão diversas quanto a caminhada, a contemplação, a deriva, o levantamento de histórias locais, o estudo de espécies, field recording, experimentalismo cinemático ou outras.
O resultado destes encontros será apresentado em três momentos expositivos e performativos no espaço Neblina no centro do Porto entre setembro de 2021 e janeiro de 2022.
Era já ali e já era outra coisa é assim uma forma de partilhar lugares e conhecimento adquirido, de criar pensamento e matéria artística original, pensando relações novas entre a urbe e o rural, entre o trabalho da imagem e o da performance, e o da criação artística e o da curadoria.
Numa proposta de continuar a mudar a orientação do mapa, e o foco, para caminhar por um lugar aberto, e pensar sobre coisas que afinal sempre estiveram aqui.
.