Maria Mire

Maputo, 1979

Vive e trabalha em Lisboa. O trabalho artístico e de investigação que desenvolve desde 2001 é sobretudo centrado nas questões da percepção da imagem em movimento. Doutorada em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes do Porto em 2016, com a tese “Fantasmagorias: a imagem em movimento no campo das Artes Plásticas”.  Atualmente é professora e co-responsável do Departamento de Cinema/Imagem em Movimento do Ar.Co., em Lisboa. Lecionou entre 2010 e 2018 no Departamento de Multimédia da Faculdade de Belas Artes do Porto, e entre 2011 e 2015 no Curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto. Integrou diversos projetos artísticos colaborativos, dos quais se destacam o Coletivo Embankment [criado em 2005, com Aida Castro e Jonathan Saldanha]; Plataforma Ma [criada em 2009, com Catarina Marto e Aida Castro]; ou Patê Filmes [criada em 2006, com Luísa Homem e Pedro Pinho]. Resultando, destas colaborações, exposições como “Embankment #9 / Ao Monte” (Porto, Maus Hábitos, 2016) e “Embankment #8 / Curators’ Lab: Documentação e Discurso” (Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura), assim como os projetos de curadoria “Antena 4: Embankment #7” (Serralves, 2010), “TÉLÉTHÈQUE: Encontros Videográficos” (Institut Français du Portugal, 2010). Atualmente desenvolve um projeto colaborativo no âmbito da dupla artística que tem com Aida Castro. Realizou o filme “Parto sem dor”, uma conversa imaginada com Cesina Bermudes, que integrou a seleção oficial do INDIELISBOA 2020, e do Festival Caminhos do Cinema Português, Seleção Outros Olhares 2020, assim como a edição do PORTO FEMME – International Film Festival, onde recebeu o Prémio de Melhor Documentário da Competição Nacional.

https://vimeo.com/mariamire

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Lives and works in Lisbon, Portugal. Her artistic and research work, since 2001, focuses mainly on the perception of moving image. Has a PhD in Art and Design by the Faculty of Fine Arts of Porto in 2016, with the thesis “Phantasmagorias: the moving image in the field of contemporary artistic practice”. She is currently teacher and co-director of the Cinema/Moving Image Department of Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, in Lisbon. Has taught, between 2010 and 2018, in the Multimedia Department of the Faculty of Fine Arts of Porto, and between 2011 and 2015 in the Audiovisual Communication and Multimedia Course at the Universidade Lusófona do Porto. She has been part of several collaborative artistic projects, including Coletivo Embankment [created in 2005, with Aida Castro and Jonathan Saldanha]; Plataforma Ma [created in 2009, with Catarina Marto and Aida Castro]; or Patê Filmes [created in 2006, with Luísa Homem and Pedro Pinho]. These collaborations resulted in exhibitions such as “Embankment #9 / Ao Monte” (Porto, Maus Hábitos, 2016) and “Embankment #8 / Curators’ Lab: Documentação e Discurso” (Guimarães 2012 – European Capital of Culture), as well as her involvement as a curator in projects like “Antena 4: Embankment #7” (Serralves, 2010), “TÉLÉTHÈQUE: Encontros Videográficos” (Institut Français du Portugal, 2010). She is currently developing a collaborative project within the scope of her artistic duo with Aida Castro. She directed the film “Parto sem dor”, an imagined conversation with Cesina Bermudes, that was part of the official selection of INDIELISBOA 2020, “Festival Caminhos do Cinema Português” (Selection “Outros Olhares 2020”) and PORTO FEMME – International Film Festival, where she received the Prize for Best Documentary of the National Competition.

https://vimeo.com/mariamire

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Parto sem dor, 2020

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Ensaio visual para a performance Superintensiva de Marta Lança, 2020

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Lanternas, 2014

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Cinemas 6, 2014